Futebol e “Jeitinho”: A identidade do Povo Brasileiro

O povo brasileiro de modo geral, é caracteristicamente definido pela sua alegria e jeito “malandro” de levar a vida, que de certa forma pode ser explicitamente notado individualmente no cotidiano. Para isso basta observarmos as dificuldades e problemas em que o brasileiro enfrenta a cada dia, e mesmo assim sempre dá um jeito, não se deixando abater, tocando a vida como se nela só houvesse conquistas e coisas a comemorar.
Partindo dessa premissa e de todo o conhecimento a respeito do brasileiro, é possível determinar o futebol como a grande identidade deste povo. Sendo uma entidade incorporada pela grande maioria como objeto de paixão nacional, e mesmo que de forma temporária faz-nos esquecer dos problemas mundo a fora e nos reunir diante de bandeiras próprias.
No entanto, o ponto a que queremos chegar encontra-se na relação existente entre o futebol e o instituto do jeitinho, ambos extremamente vistos como identificadores do povo brasileiro, e os quais buscaremos relacionar.
O jeitinho vem a ser uma forma especial de se resolver algum problema ou situação difícil ou proibida, através de uma solução criativa para alguma emergência, seja sob forma de burla a alguma regra ou norma preestabelecida, seja sob a forma de conciliação, esperteza ou habilidade, segundo as palavras de Livia Barbosa, em seu livro “O jeitinho brasileiro”.
Podemos, no âmbito do futebol, distinguir o famoso “jeitinho” da tão falada corrupção: Uma situação recorrente, principalmente na reta final de campeonatos, é o uso das chamadas malas brancas e pretas. Estas simbolizam bem a distinção entre esses dois “institutos” brasileiros. A primeira define-se como um incentivo pra que os times já sem perspectivas de título que estarão em confronto direto com equipes que disputam diretamente pela taça, joguem com maior empenho. A outra pode ser conceituada como um “estimulo” à derrota, um pagamento por parte dos times que brigam pelo título para os que nada lutam, a fim de que estes percam propositalmente em beneficio do financiador.
Por que estas duas práticas podem explicar o jeitinho e corrupção? A mala branca, por mais criticada que seja, trata-se apenas de um estimulo para que os times sem propósitos joguem como se ainda estivessem disputando algo no torneio. Incentiva nada mais, nada menos que a vitória, algo que é o objetivo de todo e qualquer esportista. Sendo assim, esta é apenas uma forma criativa (e sagaz) para se beneficiar em alguma situação, ou seja, um “jeitinho” dado pelos times brasileiros.
Já a segunda interfere diretamente neste princípio básico do esporte: a busca incessante pela vitória. Essa prática compra a derrota, subvertendo a ordem natural do esporte. Trata-se assim de uma espécie de corrupção, pois a mesma inverte a conduta considerada moral do esporte, e assim como toda corrupção inverte o que determinada sociedade considera ética.
Outros exemplos de “jeitinho brasileiro” no mundo do futebol são a catimba e a simulação. Esta é uma prática em que se visa, por parte do jogador, macular a imagem a que o juiz irá interpretar, como num caso de um pênalti. Determinado jogador, inventa, cria uma situação de falta onde a mesma não ocorreu. A outra é usada para que um time segure o resultado a fim de conquistar o desejado ou busca que a equipe adversária perca sua racionalidade e opte pelo uso da violência. Vale ressaltar que tal prática é majoritariamente utilizada pelo futebol argentino, tendo o nosso futebol aderido a tal prática durante vários anos de confronto direto.
Portanto, o tal “jeitinho” é algo intrínseco à cultura brasileira. São condutas que enraizaram-se em todos os âmbitos do modus vivendi brasileiro, não obstante alcançou o que talvez seja nossa maior paixão nacional: o futebol ( disputando arduamente com o instituto do bumbum).

Felipe Martins Farias
João Gabriel Barreto
João Paullo Falcão
Rafael Luz
Tailan Ribeiro
William Santos

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s